A vasectomia é um método contraceptivo seguro, eficaz e definitivo para homens que já têm filhos ou não desejam engravidar no futuro. Trata-se de um procedimento cirúrgico simples, geralmente realizado com anestesia local associada ou não à sedação, em que os canais deferentes são interrompidos para impedir a passagem dos espermatozoides.
Por ser um método definitivo, é fundamental que a decisão seja tomada com responsabilidade e após conversa clara com o urologista. A vasectomia não interfere na produção de hormônios, no desejo sexual ou na função erétil. O paciente continua ejaculando normalmente, mas sem espermatozoides no sêmen.
Já a reversão da vasectomia, conhecida como vasovasostomia, é uma alternativa possível para homens que tenham feito vasectomia no passado e mudaram de planos reprodutivos, desejando novamente ter filhos. A cirurgia é mais complexa, realizada com auxílio de microscópio, e seus resultados dependem de fatores como a técnica utilizada inicialmente na vasectomia e, principalmente, o tempo decorrido desde a primeira cirurgia. Embora muitos casos resultem em retorno da fertilidade, não há garantia de sucesso, e cada situação deve ser avaliada individualmente.
CLIQUE AQUI para acessar o material complementar.
Carraro Tower Atibaia, Sala 117, Rua Luiz Alberto Vieira dos Santos, 18 - Vila Santista, Atibaia - SP, 12941-030