A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o aumento benigno da próstata, condição muito comum em homens a partir dos 40 anos. Estima-se que mais da metade dos homens nessa faixa etária apresentem algum grau de HPB, que pode causar sintomas urinários que impactam o dia a dia.
O crescimento da próstata pode pressionar a uretra, dificultando o esvaziamento da bexiga e levando a sintomas como jato urinário fraco, vontade frequente de urinar — especialmente à noite — dificuldade para iniciar a micção e sensação de bexiga não completamente vazia.
Apesar de não ser câncer, a HPB pode afetar bastante a qualidade de vida, além de poder evoluir com complicações mais graves como a retenção urinária aguda, infecções urinárias de repetição, sangramento ao urinar, cálculos vesicais (“pedras na bexiga”) ou piora da função renal.
O diagnóstico é feito por meio da avaliação dos sintomas, exame físico e, quando indicado, exames complementares como o ultrassom e o exame de PSA para descartar outras doenças.
O tratamento da HPB pode variar desde mudanças simples no estilo de vida e uso de medicamentos até procedimentos minimamente invasivos, como a ressecção endoscópica (RTU), a enucleação com laser (HoLEP/ThuLEP) e a prostatectomia robótica, por exemplo, que aliviam os sintomas e preservam a função sexual.
Homens a partir dos 40 anos que apresentem sintomas urinários devem procurar um urologista para avaliação e acompanhamento. Com um diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível manter uma vida ativa e confortável.
CLIQUE AQUI para acessar o material complementar.
Carraro Tower Atibaia, Sala 117, Rua Luiz Alberto Vieira dos Santos, 18 - Vila Santista, Atibaia - SP, 12941-030